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OPINIÃO: 2019 PROMETE SER REVOLUCIONÁRIO PARA OS GAMES

 

2019 mal chegou e diversas notícias já abalaram o mundo dos games. Impactantes, vimos a demissão em massa de funcionários da Activision/Blizzard, bem como o anúncio de aposentadoria de Reggie Fils-Aimé, presidente da Nintendo of America.

No entanto, é provável que tenhamos notícias que prometem revolucionar os games como conhecemos atualmente. Isso porque as principais empresas da indústria já revelaram planos de expandir serviços, e também devemos considerar a iminente chegada da próxima geração de consoles, prevista para 2020 -- resultando nos possíveis anúncios dos hardwares ainda em 2019.

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Consoles

A próxima geração de consoles deve chegar em 2020, o que resultaria na possibilidade do anúncio dos novos hardwares da Sony e Microsoft ainda neste ano. Já há codinomes para projetos em desenvolvimento nas empresas, com o Project Scarlet da MS.

E não é só isso. A desenvolvedora de Project CARS 2, Slightly Mad, anunciou que pretende bater de frente com as duas gigantes de hardwares destinados a games. O estúdio revelou o Mad Box, o "console mais poderoso já criado. É literalmente 'louco'. Você quer 4K, quer Realidade Virtual a 60 quadros por segundo (FPS)? Quer um motor gratuito para desenvolver os próprios games? Você terá", de acordo com o CEO Ian Bell.


Também sabemos, por meio de um estudo, que uma quantidade considerável de desenvolvedores já está trabalhando nos games da próxima geração. Alguns exemplos disso são The Elder Scrolls VI e Starfield, títulos da Bethesda que foram anunciados para uma janela de lançamento que transcende 2020.

Em termos de hardware mesclado ao software, a Sony fez o registro de patente para a função de retrocompatibilidade do PS5, embora ainda não se sabe se esta será, de fato, utilizada no próximo console. A empresa não terá presença na E3 2019 pela primeira vez na história do evento, o que nos leva a questionar quando informações sobre o hardware seguinte serão apresentadas. Já a Microsoft deixou claro que esta será a "maior presença" da companhia na E3, abrindo espaço para sonharmos em ver o "Xbox Two" -- os rumores já apontam que este será revelado no evento.



Serviços

Ao mesmo tempo, a Microsoft não está apostando apenas em hardware. Um dos grandes focos da empresa está na expansão de serviços relacionados a games. Esse tópico, inclusive, pode ser um dos mais discutidos ao longo do ano.

Comecemos pelo Xbox Game Pass. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já revelou que deseja levar o serviço a "todas as plataformas". Na época, ele disse que "começou no console, vai chegar ao PC, e eventualmente será lançado em todos os dispositivos -- usamos a engrenagem que temos com consumidores em um Xbox para iniciar o crescimento no Xbox Game Pass. Mas como alguém olhando a longo prazo na direção em que nosso empreendimento está indo, você deve enxergá-lo como um modelo de negócio que alcança bilhões de pessoas, e não milhões como vendas de cópias físicas fazem".

 

     O Game Pass pode chegar a dispositivos mobile e, eventualmente, Nintendo Switch, por meio do Project xCloud, um serviço que tornará possível a transmissão de jogos do Xbox One nos computadores, celulares e tablets. O Project xCloud supostamente integraria uma nova plataforma da Microsoft, que permitiria que o serviço Xbox Live expandisse-se para celulares e Nintendo Switch. Essa ferramenta seria apresentada durante o evento Game Developers Conference (GDC) 2019, que acontece entre 18 e 22 de março. A descrição da plataforma no site oficial diz que "o Xbox Live está expandindo de 400 milhões de dispositivos de games e um alcance de mais de 68 milhões de jogadores ativos a dois bilhões de dispositivos".

     Ao PC Gamer, Spencer também contou que a prioridade da Microsoft é "entregar uma nova experiência de loja para games que levam em consideração todos os ensinamentos que vieram com os desafios no PC". Ele continua: "Entregar uma ótima experiência de games aos jogadores de PC é crítico ao futuro da Xbox e games na Microsoft." Tais declarações mostram que o interesse das marcas é de entregar conteúdo aos jogadores, tentando alcançar o maior número de pessoas possíveis, antes de priorizar dispositivos próprios.

 

Ainda, é possível imaginar que a Sony esteja de olho nos serviços das concorrentes e trabalhe para melhorar os serviços online ainda consideravelmente falhos e escassos em termos de conteúdo; tanto a PlayStation Now quanto a PlayStation Network como um todo. No entanto, reforço que a Sony não estará presente na E3 2019 e talvez um outro momento para realizar tais anúncios seja necessário, caso sejam melhorias ou novidades sejam elaboradas, de fato.

Empresas

Comentamos sobre a possibilidade de serviços da Xbox chegar ao Nintendo Switch. Fosse outra época, tais rumores seriam desconsiderados. No entanto, com as claras evidências de que a Microsoft quer expandir os serviços, essas especulações não são tão facilmente descartadas.

Os mais recentes boatos sugerem que as empresas estariam unindo-se, não apenas para oferecer serviços conjuntos em múltiplas plataformas, mas expandir o repertório de games, ao menos no Switch. O híbrido receberia Hellblade: Senua's Sacrifice (o estúdio Ninja Theory, que produziu Hellblade, agora é propriedade da Microsoft), como resultado de tal parceria, e depois Ori and the Blind Forest e Cuphead. Futuramente, o Switch receberia títulos de exclusivos centrais da Xbox como Halo, Gears of War e Forza. A curiosidade fica ainda mais instigada quando consideramos que o IGN Brasil entrou em contato com a Microsoft para esclarecer esses rumores e não recebeu uma resposta há mais de uma semana, mesmo insistindo em obter um posicionamento.

 

Entretanto, em termos de empresas, as informações transcendem as gigantes que já dominam o mercado atual. Grandes companhias de tecnologia do mundo inteiro já mostraram interesse em games. A Apple estaria trabalhando em um serviço de assinatura de games, no estilo Netflix, que permitiria que os usuários tivessem acesso a uma lista de títulos selecionados para jogarem -- cinco fontes anônimas confirmam a informação. Ainda, a Apple estaria interessada em tornar-se uma publisher, tornando-se mais uma concorrente de distribuição na indústria.

O Google também quer adentrar ao mercado de game, segundo o Kotaku. Além de trabalhar em um console próprio, a empresa estaria trabalhando em... adivinha. Um serviço de streaming de games, no estilo Netflix. E essas duas companhias não seriam as únicas. A Verizon, empresa de telecomunicações americana, também planeja participar desse universo de streaming de jogos, já que está testando uma plataforma desse tipo "secretamente", de acordo com o The Verge.

Plataformas

Como se não bastasse, a Steam, plataforma de games de PC, está perdendo a soberania de anos. Com a chegada da Epic Games Store no final de 2018, diversos grandes games estão sendo lançados exclusivamente na nova loja, como Metro Exodus e The Division 2. Além disso, a Epic está oferecendo games gratuitos mensalmente, que pode ser um grande atrativo para os jogadores de PC.

 

Levando em consideração o anúncio previamente citado de que a prioridade da Microsoft é reformular a loja para clientes da marca, é possível que vejamos uma nova concorrente de peso em termos de PC gaming. No entanto, as informações sobre as novidades da loja da MS ainda são escassas.

Poucas informações sobre projetos de games foram, de fato, confirmadas, mas muitos fatores (incluindo o silêncio ensurdecedor das empresas) nos levam a crer que há muitas novidades guardadas para este ano. 2019 apenas começou e ainda há muito chão a percorrer.

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